Na última segunda-feira (05), às 10h, foi oficialmente entregue a revitalização da galeria feminina A do Presídio Regional de Santa Maria (PRSM). A reforma, que utilizou a mão de obra de 10 apenados, com um valor de R$ 72.000,00, foi propiciada por recursos provenientes da Vara de Execução Criminal (VEC) de Santa Maria.
No total, no período de cinco meses, foram reformadas oito celas, significando 28 vagas, que passarão a ser ocupadas por presas provisórias alojadas na Galeria B, a qual já havia sido modernizada em 2019.
O projeto contou com a participação da técnica superior penitenciária assistente social Rosaura Beatriz de Freitas e do policial penal Marcio Scherer de Godoi.
Os apenados responsáveis pelo serviço estiveram presentes no evento, sendo a fita inaugural cortada por um deles.
Para o diretor do PRSM, Angelo Tasca, “a reforma da galeria A é importante para que os direitos humanos e a dignidade das mulheres privadas de liberdade sejam respeitados, de forma a pensar na ressocialização, para quando elas ganharem a liberdade.”
Já para o delegado penitenciário da 2ª Região, Thiago Nothen de Medeiros, que na ocasião, representava o superintendente da Susepe, “estamos trabalhando, constantemente, para melhorar as estruturas físicas dos 13 estabelecimentos prisionais da nossa região. A mão de obra prisional e a parceria com o Poder Judiciário, com o Ministério Público e com as empresas são essenciais para que, assim, possamos ter um tratamento penal adequado, em que a dignidade das pessoas presas seja efetiva”.
Estiveram presentes no evento a promotora de justiça da Comarca de Santa Maria, Jocelaine Dutra Pains; o prefeito do Município, Jorge Pozzobom; o juiz de direito da VEC regional da Comarca de Santa Maria, Ulysses Fonseca Louzada; a juíza de direito da Vara Judicial da Comarca de Restinga Seca, Juliana Tronco Cardoso; a presidenta do Conselho da Comunidade da Execução Penal de Santa Maria, Tais Lora; representando a presidenta da Ordem dos Advogados do Brasil da subseção de Santa Maria, Tâmara Camargo; e o defensor público da VEC criminal regional da Comarca de Santa Maria, Cássio Machado Bittencourt Fernandez.